Portal do Governo Brasileiro
2012 - Livro Vermelho 2013

Desmodium glabrescens Malme EN

Informações da avaliação de risco de extinção


Data: 09-07-2014

Criterio: B1ab(i,ii,iii)+2ab(i,ii,iii)

Avaliador: Rodrigo Amaro

Revisor: Luiz Santos

Analista(s) de Dados: Laila Araujo

Analista(s) SIG: Thiago, Marcelo

Especialista(s):


Justificativa

Espécie herbácea de ocorrência no Cerrado do estado do Mato Grosso, onde foi coletada no Parque Nacional da Chapada dos Guimarães (Queiroz et al., 2009), além dos estados de Minas Gerais, Goiás e no Distrito Federal (Lima et al., 2013). Tem EOO menor que 5.000 km², AOO inferior a 500 km² e está sujeita a menos de cinco situações de ameaça em função de suas localidades de ocorrência. Suspeita-se que sofra com a perda da qualidade do hábitat, além do declínio contínuo da EOO e AOO, em consequência de ameaças como o crescimento urbano, a pecuária (MMA/ICMbio, 2009), as plantações de eucalipto (Minette et al., 2008), o turismo desordenado, a coleta de espécies no interior do Parque e o aumento da incidência de queimadas (MMA/ICMbio, 2009).

Taxonomia atual

Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.

Nome válido: Desmodium glabrescens Malme;

Família: Fabaceae

Mapa de ocorrência

- Ver metodologia

Informações sobre a espécie


Notas Taxonômicas

A espécie foi descrita em Ark. Bot. 18, no. 7: 18, pl. 4. 1922.

Distribuição

Endêmica do estado Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso e Minas Gerais (Lima et al., 2013). Em Mato Grosso, ocorre na Chapada dos Guimarães (Queiroz et al., 2009). No estado de Goiás ocorre em Niquelândia (B.M.T. Walter 1518).

Ecologia

Caracteriza-se por erva escandente (B.M.T. Walter 1518), subarbusto (Queiroz et al., 2009) ou arbusto; terrícola; ocorre no Cerrado (Lima et al., 2013).

Reprodução

Encontrada com flores e frutos em maio (Queiroz et al., 2009).

Ameaças

2.2 Wood & pulp plantations
Incidência regional
Severidade high
Detalhes No município de Niquelândia, em Goiás há silvicultura extensiva de eucalipto (Minette et al., 2008).

7.1.1 Increase in fire frequency/intensity
Incidência regional
Severidade high
Detalhes Há diversos focos de incêndios por causas antrópicas no Parque Nacional da Chapada dos Guimarães (MMA/ ICMbio, 2009).

1.1 Housing & urban areas
Incidência regional
Severidade medium
Detalhes Ocupação humana, devido à existência de diversas propriedades particulares e posses dentro do Parque Nacional da Chapada dos Guimarães, a vegetação acaba sendo alterada devido ao uso direto da flora, pequenos desmatamentos, construções irregulares e incêndios criminosos (MMA/ ICMbio, 2009).

5.2 Gathering terrestrial plants
Incidência regional
Severidade medium
Detalhes Ocasionalmente, infratores invadem o Parque Nacional da Chapada dos Guimarães para retirar madeira, especialmente para uso de lenha e extração de produtos vegetais realizada por moradores locais, que coletam frutos de Cerrado (especialmente "pequi", "palmito", "cascudo" e "coroa-de-frade") e plantas medicinais para uso e comercialização e por colecionadores de bromélias, cactos e orquídeas (MMA/ ICMbio, 2009).

2.3 Livestock farming & ranching
Incidência regional
Severidade high
Detalhes O gado existente no interior do Parque Nacional da Chapada dos Guimarães pode causar impacto direto na vegetação havendo indícios de comunidades afetadas pela presença de gado na Fazenda Pombal (cerrado anão) e próximo ao Morro do São Jerônimo (MMA/ ICMbio, 2009).

1.3 Tourism & recreation areas
Incidência regional
Severidade high
Detalhes No Parque Nacional da Chapada dos Guimarães há turismo desordenado que afeta diretamente a vegetação devido ao pisoteio excessivo e à abertura de novas trilhas e atalhos; veredas, campos úmidos e Cerrado Rupestre são áreas bastante frágeis (MMA/ ICMbio, 2009).

8 Invasive & other problematic species, genes & diseases
Incidência regional
Severidade high
Detalhes Diversas espécies invasoras foram encontradas no Parque Nacional da Chapada dos Guimarães como Pinus sp., Schinus therebenthifolius, Tithonia diversifolia, braquiária (Brachiaria sp.), Melinis minutiflora, Syngonium angustatum; Leucaena (MMA/ ICMbio, 2009).

Ações de conservação

2.1 Site/area management
Situação: on going
Observações: Ocorre no Parque Nacional da Chapada dos Guimarães, no Mato Grosso (L.C.P. Lima 620).

Referências

Como citar

CNCFlora. Desmodium glabrescens in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Desmodium glabrescens>. Acesso em .


Última edição por Lucas Moulton em 21/11/2014 - 16:48:19